O curso tem o objetivo de ensinar, de maneira prática e dinâmica, os conceitos necessários para o desenvolvimento de jogos na ferramenta Construct 3. Abordará os conceitos básicos da ferramenta, como criação de cenários, movimentação, colisão, uso de sons, criação de eventos, comandos de input e muito mais. As aulas mesclam interações entre o portal, a ferramenta e o material didático, a partir do qual o aluno deverá seguir para concluir os projetos.
Atualmente, um dos mercados que mais cresce no país é o de games e, se olharmos os gráficos de grande parte dos games mais jogados, veremos que são incríveis e bem realistas, isso tudo graças aos recursos 3D. Um dos softwares próprios para desenvolver jogos desse tipo é a Unreal Engine, e é ela que será explorada neste curso. Ao longo das aulas, serão abordados conceitos como adicionar e editar atores e componentes, manipular objetos 3D, adicionar recursos na Engine, utilizar materiais, trabalhar com iluminação e efeitos de Post Process, utilizar blueprints, trabalhar com volumes e colisões, adicionar física aos objetos, criar partículas e utilizar músicas e efeitos sonoros.
Grande parte dos jogos - que podem ser de diversos estilos como ação, aventura, estratégia, corrida, tiro, entre outros - possuem cenários e gráficos muito bem elaborados, graças aos recursos 3D. Para desenvolver esses games, são necessários softwares próprios, como a Unreal Engine, que será utilizada neste curso. Ao longo das aulas, serão abordados diversos conceitos, como a utilização de assets, Inteligência Artificial e recursos que permitem a animação de personagens.